A troca de etiquetas de bagagens em aeroportos, uma estratégia surpreendente utilizada por criminosos para o tráfico internacional de drogas, recentemente ganhou destaque nas notícias devido à prisão de duas brasileiras na Alemanha. Esse artigo tem como objetivo esclarecer de forma didática como funciona esse esquema e como os passageiros podem se proteger contra essa prática criminosa.

Como Funciona o Esquema de Troca de Etiquetas de Malas

Investigações recentes conduzidas pela Polícia Federal revelam os detalhes de um grupo criminoso que conseguiu enviar 40 kg de cocaína daqui do Brasil para a Alemanha usando a técnica de troca de etiquetas de bagagens. O processo desse esquema é intrincado e engenhoso:

1. Troca de Etiquetas: O método começa com a retirada de etiquetas de bagagens aleatórias, que foram despachadas regularmente por passageiros. Em seguida, essas etiquetas são colocadas em outras malas, que contêm drogas ilícitas.

2. Desvio da Fiscalização Automática: As malas com as etiquetas trocadas são desviadas da fiscalização automática, evitando serem detectadas pelo sistema que identifica conteúdos ilícitos, conhecido como BHS (Baggage Handling System).

3. Responsabilidades Diversas: Para executar esse esquema, diferentes indivíduos desempenham funções específicas. Alguns são responsáveis pela troca das etiquetas e por tirar fotos das malas, enquanto outros transportam as bagagens do terminal doméstico para o internacional.

4. Ação no Terminal de Conexão: Para evitar a fiscalização, as malas não podem sair do terminal doméstico para o internacional livremente. O grupo agia desta forma justamente para evitar o raio-X. Além disso, bagagens de conexão entre voos geralmente não são fiscalizadas, e somente os passageiros são sujeitos à fiscalização da Receita Federal nesse contexto.

Essas práticas ilícitas têm o potencial de resultar em prisões de passageiros inocentes nos países de destino das drogas, como no caso das brasileiras Kátyna Baía e Jeanne Paollin.

Relembrando o Caso das Brasileiras

Kátyna Baía e Jeanne Paollin estavam detidas na Alemanha, sob acusação de tráfico internacional de drogas. Elas embarcaram em Goiânia, com destino a Berlim, e tiveram as etiquetas de identificação de suas bagagens trocadas no Aeroporto de Guarulhos, o que levou à sua prisão. A Polícia Federal acredita que ambas são inocentes e vítimas de um esquema operado por funcionários terceirizados no aeroporto. Até o momento, os investigados foram identificados como funcionários de empresas terceirizadas que atuam nos aeroportos.

Brasileiras que tiveram malas trocadas por bagagens com droga deixam prisão na Alemanha, diz família | Goiás | G1

Outro Caso de Mala Trocada por Bagagem com Drogas

Além do caso de Kátyna e Jeanne, a Polícia Federal identificou outro incidente em que uma passageira teve a etiqueta de sua mala trocada por outra com drogas. Essa passageira, que viajava para Paris, na França, pegou sua bagagem sem saber que a etiqueta tinha sido trocada. Enquanto isso, a mala com drogas, que estava com seu nome, foi enviada para a área de bagagens perdidas. Posteriormente, os suspeitos que esperavam pegar a mala com drogas foram presos.

Esse novo caso evidencia ainda mais a inocência das brasileiras Kátyna e Jeanne, já que a passageira que teve sua etiqueta trocada não estava envolvida no esquema criminoso e pegou a bagagem inadvertidamente.

Como se Proteger Contra a Troca de Etiquetas de Malas

Diante desses incidentes chocantes, os passageiros precisam adotar medidas de precaução para proteger suas bagagens durante as viagens. Aqui estão algumas dicas para reforçar a segurança das suas malas:

  • Escolha Bagagens Discretas: Opte por malas que não chamem a atenção devido à marca ou ao valor elevado, pois isso pode atrair criminosos em busca de furtos.
  • Organização Interna: Organize seus pertences na mala, escondendo itens importantes no fundo. Isso pode ajudar a evitar a perda desses itens em caso de furto.
  • Registre o Conteúdo: Tire fotos dos itens dentro da mala antes de fechá-la, o que pode servir como prova caso algo seja retirado ou adicionado.
  • Identificação Externa: Coloque algo que identifique claramente que a mala é sua, como um adesivo, uma fita ou um cartão, para facilitar a identificação e evitar que a mala seja confundida com outra.
  • Não Abandone sua Mala: Mantenha a mala com você durante todo o trajeto, desde a sua casa até o momento de despachá-la.
  • Use Cadeado: Utilize um cadeado de qualidade em sua mala. Alguns modelos permitem que apenas funcionários autorizados tenham acesso a ela, como o padrão TSA usado em viagens internacionais.
  • Registre o Peso: Ao despachar a bagagem, registre o peso dela. Isso pode ajudar a identificar qualquer alteração no conteúdo sem precisar abrir a mala.
  • Verificação nas Conexões: Sempre verifique suas malas durante as conexões para garantir que não foram violadas ou trocadas.

Essas medidas podem ajudar a proteger suas bagagens durante suas viagens e evitar que se tornem alvo de práticas criminosas como a troca de etiquetas. A segurança nas viagens aéreas é uma preocupação importante, e os passageiros desempenham um papel fundamental na proteção de suas bagagens.

Conclusão

O esquema de troca de etiquetas de malas para traficar drogas é uma tática criminosa que exige vigilância por parte dos passageiros. A conscientização e a adoção de medidas de segurança podem reduzir os riscos de serem vítimas desse tipo de fraude. A Polícia Federal continua investigando esses casos e trabalhando para desmantelar as organizações criminosas por trás deles.

deixe seu Comentário